Páginas

10 junho 2008

PROJETO MINHA TERRA






O projeto Minha Terra, nos deu a oportunidade de participar de um trabalho que aproximou estudantes e professores de todo o Brasil, numa atividade de colaboração proporcionada pelo uso da tecnologia. É com satisfação que apresentamos nossa participação nesta seleção de produções das 1.242 escolas participantes, em todo país, onde foram publicados textos que leva o leitor a pensar sobre essa nova inter-relação: educação, cultura e internet.
Com um grupo composto pelas alunas Ana Paula, Monayingred, Andréia e o apóio da coordenação do laboratório de informática, nossa escola participou deste Projeto com o tema “Viver e Produzir”, desenvolvido pelo portal EducaRede. O seu objetivo é divulgar a cultura local a partir da consciência dos próprios habitantes. Com o intuito de apresentar a cultura do nosso município, nossa equipe de alunos foram a campo e realizaram atividades de pesquisa, de comunicação, de produção e de publicação de conteúdo cultural multimídia para a internet. Este site (Educarede) é um meio de inclusão digital, que promove a aprendizagem em rede nas comunidades virtuais, integra a dimensão cultural no processo pedagógico e propícia oferta igualitária a todos os cidadãos.
Na Comunidade Virtual Minha Terra, os participantes tiveram a oportunidade de conhecer e de valorizar aspectos da diversidade cultural brasileira, estreitar um canal de comunicação com a comunidade local, trocar experiências com colegas das mais diversas regiões, ampliando sua rede de relações. Além disso, promoveu também o desenvolvimento de aprendizagens relativas ao letramento digital: pesquisar na internet, comunicar-se em meio digital, publicar e tornar-se autor no ambiente virtual.
Ao Sistematizar a experiência do projeto Minha Terra, a Fundação Telefônica tornou pública na forma de um produto cultural, uma seleção de produções de alunos e professores de todo Brasil, obtida graças a uma proposta baseada na busca pela ampliação do acesso dos jovens às novas tecnologias para que sejam capazes de lidar com as exigências da sociedade atual.

Nenhum comentário: